Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

Ralicross: Mação Verde Horizonte - Domingo

Em Mação decorreu a quarta jornada do PTRX 2019. Tempo quente e corridas igualmente quentes, marcaram as provas que foram vencidas por Rodrigo Correia (Peugeot 205) na Iniciação, Santinho Mendes (Opel Astra) na Nacional 2RM, Pedro Tiago (Citroen Saxo) na Nacional A1.6, Nelson Barata (Toniauto Power UB) na Super Buggy, João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) na Super 1600 e Luís Almeida (LBS Motorclube Rx01). 

PTRX MAÇÃO 25 PTRX MAÇÃO 26PTRX MAÇÃO 29

Fotos por: Paulo Braga

Resumo da Finais 

Iniciação

Quase se pode dizer que a classificação da final ficou decidida na saída da curva um, mas a corrida foi discutida até ao fim.

Rodrigo Correia (Peugeot 205) arrancou como uma bala, mas o certo é que os quatro finalistas chegaram praticamente ao mesmo tempo ao final da recta da meta e o toque foi inevitável. Correia levou a melhor e colocou-se na liderança, mas Gonçalo Macedo (VW Polo) não lhe deu um segundo de descanso. Foi assim a corrida toda e até foram juntos à joker lap.

Depois vinham André Monteiro (Toyota Corolla) e Gonçalo Novo (Toyota Starlet) a discutir o terceiro posto. Monteiro, que aparentemente estava com alguns problemas de caixa de velocidades, defendeu-se dos ataques e seguiu para a restante posição do pódium.

PTRX MAÇÃO 27

Nacional 2RM

João Novo ficou pelo caminho, com o motor do Peugeot 106 partido durante a qualificação, que foi vencida pelo retornado Santinho Mendes (Opel Astra).

Santinho partiu na frente com Andreia Sousa (Peugeot 306) no encalço e Nuno Génio (Opel Kadet) a ser o terceiro elemento do grupo.

Santinho distanciou-se, pois pelos vistos “a quem sabe não esquece” e depois ficou ainda mais na frente. Andreia Sousa tocava o talude, o Peugeot 306 capotava, caia sobre as quatro rodas e Andreia seguia para terminar em segunda, vencedora do troféu feminino, à frente de Nuno Génio.

PTRX MAÇÃO 32

Nacional A1.6

Leandro Macedo (Citroen Saxo) partia bem, mas o facto de ter cruzado demasiado cedo as linhas que balizam o arranque, determinou a classificação final.

Macedo estava na frente e Pedro Tiago (Citroen Saxo) ficava “no meio”, com Tiago Ferreira (Peugeot 106) a ser terceiro.

A luta pelo mais alto do pódio esteve ao rubro, com Macedo e Tiago a afirmarem-se como dois galos para um poleiro. Uma luta dura, constante, mas sobretudo limpa, em que Macedo cortou a meta em primeiro.

Em termos de terceiro posto, as coisas foram igualmente muito disputadas e Tiago Ferreira (Citroen Saxo) travava um diálogo muito interessante com Leonel Sampaio (Citroen Saxo), que entretanto levava a melhor.

Macedo era o primeiro a ver a bandeirada xadrez, mas cinco segundos de penalização por ter cruzado as linhas, colocavam-no no terceiro posto da classificação final. Assim, Pedro Tiago voltava a vencer e Leonel Sampaio subia para segundo.

O quarto posto foi posse de Tiago Ferreira, seguido de Avelino Martins (Citroen Saxo) e Américo Sousa, também em Citroen Saxo.

PTRX MAÇÃO 30

Super Buggy

Mauro Reis falhou a partida, deixou o motor do HSPort TT ir abaixo e caiu para último, atrás de Álvaro Faria, que tinha o motor do Atmos a falhar.

Alheio a estes problemas esteve Nelson Barata (Toniauto Power UB) que teve um início de corrida muito discutido com o comandante do Campeonato, Paulo Godinho (PG0012), mas que depois foi sedimentando uma vantagem confortável.

Nuno Magalhães (Toniauto T) subiu ao restante lugar do pódio, a 1,8 segundos de Paulo Godinho. Miguel Mota (Proto HSport) foi quarto. Mauro Reis ainda recuperou do falhanço da partida e foi quinto, à frente de Arménio Rodrigues (GRT MXG) e de Álvaro Faria, que ficavam pelo caminho, com problemas mecânicos.

PTRX MAÇÃO 33

Super 1600

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) partia da “pole-position” mas teve que suar para manter o primeiro lugar na curva um. Muito bem na partida esteve Joaquim Machado (Peugeot 208 S1600), que furava da segunda linha para a segunda posição.

O pelotão da frente rodava compacto, muito compacto. Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) e Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) faziam parte do grupo e mais para trás, os toques faziam vítimas, como foi o caso de António Sousa (Peugeot 208 S1600), que ficava com a roda traseira direita danificada.

A estratégia das idas à joker lap, foi decisiva e João Ribeiro conseguiu sair mesmo na frente do Peugeot de Machado e dessa forma seguiu para vitória, pela margem de um segundo(!).

Joaquim Machado, no fim tinha Hélder Ribeiro a colocar-lhe a posição em risco, mas uma diferença de um segundo e meio, ditava o terceiro posto para o homem do C2.

Ricardo Soares, talvez tenha feito uma escolha má para a ida à joker e caiu para quarto, à frente de Sérgio Dias (Renault Twingo), Nuno Araújo, que estreou aqui o Skoda Fabia S1600 e de António Sousa, que desistia devido aos problemas na roda.

PTRX MAÇÃO 31

Kartcross

Luís Almeida (LBS Motorclube Rx01) partiu bem e chegou à frente à primeira curva, o que é meio caminho andado para que as coisas corram bem. De facto logo atrás gerava-se alguma confusão e quem levava a melhor era Nuno Bastos (ASK EVO12) que furava desde o oitavo lugar da grelha para segundo. Pedro Rosário (Semog Bravo ER) era terceiro e Jorge Gonzaga (ASK EVO18) tinha caído para quarto. Isto era assim e ainda nem uma volta tinha decorrido…

A maior parte da corrida foi disputada com Luís Almeida, Nuno Bastos e Pedro Rosário a rodarem completamente colados. Jorge Gonzaga era quarto, mas Rui Nunes (Semog Bravo) andava por perto e depois da ida à “joker lap” de Gonzaga, as coisas ficavam mais difíceis e Gonzaga tinha que suar ainda mais um bocadinho, para recuperar o quarto lugar.

Na frente Luís Almeida seguia para a bandeirada final, com Nuno Bastos a menos de um segundo e meio, mas que por sua vez trazia Pedro Rosário a quatro décimas.

Já vimos que Jorge Gonzaga terminou em quarto. Seguiram-no Rui Nunes (Semog Bravo) e Daniela Godinho (Semog Bravo), a vencedora do troféu feminino.

PTRX MAÇÃO 28

Classificações finais em: https://www.kronoracing.com/resultados/2019?id=72

Corridas de qualificação

Iniciação

Gonçalo Macedo (VW Polo) terminou a qualificação na frente, mas só depois da quarta corrida assegurou a pole da final. Gonçalo Novo (Toyota Starlet), com uma vitória e um segundo passou para o segundo lugar e Rodrigo Correia (Peugeot 205) continua em maré de azar e qualificou-se em terceiro, à frente de André Monteiro.

PTRX MAÇÃO 17

Nacional 2RM

Santinho Mendes (Opel Astra) não começou bem, mas no domingo venceu por duas vezes e passou para a frente da qualificação. No segundo dia o azar bateu à de João Novo, que viu o motor do Peugeot 106 partir e assim ficou em segundo e fora da corrida. Andreia Sousa (Peugeot 306)  terminou em terceiro, à frente de Nuno Génio (Opel Kadet).

PTRX MAÇÃO 18 Santinho Mendes (Opel Astra) PTRX MAÇÃO 19 Andreia Sousa (Peugeot 06)

Nacional A1.6

Pedro Tiago (Citroen Saxo) venceu as duas primeiras de qualificação, mas na terceira viu-se envolvido em toques e era obrigado a seguir para a assistência, com problemas de motor. Já não alinhava na quarta corrida, mas vencia a qualificação. Leandro Macedo (Citroen Saxo), com dois segundos e um terceiro lugar era segundo e Tiago Ferreira (Peugeot 106) era terceiro. Por destaque para Leonel Sampaio (Citroen Saxo) que vencia as duas corridas de Domingo, mas devido à má sorte de Sábado não ia além de quarto na qualificação.

PTRX MAÇÃO 20

Super 1600

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) venceu por duas vezes e foi segundo na primeira corrida. Na última qualificação tinha um capotanço na sequência de um toque, logo na primeira curva e ficava fora de prova, mas isso não o impedia de manter a “pole” para a final.

O vencedor a corrida inicial, Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600), fez segundo na quarta qualificação e dessa forma ficou em igual posição. Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) conquistou o terceiro posto na qualificação, depois de vencer a última corrida.

PTRX MAÇÃO 13

Super Buggy

Nelson Barata (Toniauto Power UB) venceu duas em três corridas de qualificação e assim ficou à frente de Paulo Godinho (PG 0012) o outro vencedor da qualificação. Mauro Reis (HSport TT) terminou em terceiro.

PTRX MAÇÃO 14

Kartcross

Luís Almeida (LBS Motorclube Rx01) venceu a qualificação, com dois segundos e um terceiro lugar.

Jorge Gonzaga (ASK EVO 18), que até venceu duas das mangas de qualificação, foi segundo, pois na corrida intermédia fez um nono lugar, fruto de um toque que o colocou de cabeça para baixo. Dessa forma ficou à frente de Pedro Rosário (Semog Bravo ER), o vencedor da segunda corrida, que vai ocupar a última posição disponível na primeira linha da grelha de partida final.